Como nasceu a ideia do livro “Vielen Dank, Herr Doktor! Dos primeiros médicos aos 40 anos da Associação Brusquense de Medicina”?
A idéia foi surgindo gradualmente durante as reuniões mensais da diretoria da ABM, ainda em 2009. Mas penso que o que realmente nos acendeu a luz da imaginação foi a proximidade das comemorações dos 150 anos de Brusque e o fato da ABM estar completando seus 40 anos. Dois fatos que mereciam uma atitude que ficasse documentada na História. Portanto este livro é sobre História, mas principalmente está fazendo História.
Quais as dificuldades para garimpar a História? E quais as descobertas mais surpreendentes?
As dificuldades de se garimpar História em nosso país são muitas, iniciando pela maior dificuldade, que é garimpar reais - neste caso me refiro a nossa moeda... Após definida esta etapa, penso que um grande problema é a falta de armazenamento de dados e fatos históricos. Não temos esta cultura, tudo fica muito desorganizado e dependemos da iniciativa pessoal de alguns que conseguem armazenar documentos etc. Também foi difícil o agendamento para entrevistas, porque atualmente todos andam muito ocupados e sobra pouco tempo para um bate papo com o escritor... alguns não quiseram recebê-lo... Mas tudo isto foi superado com a competência e o profissionalismo do escritor Saulo Adami.
Vários fatos foram surpreendentes, mas penso que o principal foi constatar a forma como se praticava a medicina em épocas passadas. Pudemos traçar um comparativo e observar que algumas coisas hoje são muito simples de se conseguir, como uma ressonância magnética e outras estão mais difíceis, como uma avaliação holistica do ser humano. Notamos também que algumas dificuldades de nossa categoria que julgamos serem atuais, já ocorriam desde o dia da fundação da ABM.
Sem dúvida, o livro foi o grande feito da ABM de 2010. O que a associação está planejando para este ano?
2011 é o ano da promoção do livro, pretendemos fazer algumas atividades sociais e preparar a eleição da próxima diretoria da ABM, pois nossa gestão finda ao final deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...