
Por que a Acapra não tem um abrigo para os animais?
Muitas pessoas questionam o fato de não termos abrigo, vale esclarecer que abrigos não são locais bons para os animais, são depósitos. Eles necessitam de alguém para amar e que lhe dedique atenção. A grande maioria dos abrigos são locais terríveis para os animais, ainda que nascidos da boa intenção e compaixão das pessoas que os recolhem. Mas, por conta dos primeiros recolhimentos, outras pessoas se sentem no direito de abandonar animais nestes abrigos e isto se repete sucessivamente, criando uma situação de superpopulação que inviabiliza qualquer trabalho.
Diariamente, são enviados às listas da internet apelos desesperados por dinheiro, alimentos e remédios. O comum é que animais fiquem permanentemente confinados, sem poderem se movimentar adequadamente e sem o afeto de ninguém. Muitas vezes, por falta de recursos, não recebem a alimentação e os cuidados veterinários essenciais.
O que pode ajudar a melhorar essa situação?
Diante de tudo isso, a única alternativa para amenizar o número de animais abandonados é a educação de posse responsável e a castração.
O que fazer quando se encontra um animal abandonado ou machucado?
Como não temos abrigo, nos casos de abandono orientamos que a pessoa que está nos contatando recolha este animal e o alimente. Se o animal está ferido ou doente, orientamos e, dependendo da situação, até custeamos consulta veterinária. O lar temporário é essencial para a recuperação do animal, para que ele possa ser encaminhado para adoção.
Porém quando dizemos que a pessoa precisa conseguir um lar temporário para o animal, muitos dizem que não tem espaço, que já têm animais, que não podem... E nós? Nossa situação é diferente? Será que não imaginam que os protetores tem vários animais e não têm como recolher mais? Todos os dias ouvimos... "ah, você já tem 5, o que custa ficar com 6?"
Muitos pensam que estão ajudando pegando o telefone e transferindo o problema para a ACAPRA, porém infelizmente não temos estrutura física e financeira para recolher todos os animais. Dessa forma só conseguiremos melhorar a situação de abandono se a população ajudar e também se sentir responsável por essa vida.
O que acontece com os animais?
Desses animais acolhidos temporariamente disponibilizamos fotos e espaços em nossas feirinhas de doação, que nas últimas edições de 2011 doou mais de 40 animais em cada mês. Parece muito, né? Porém vale ressaltar que para cada animal doado, temos 10 abandonados.
Se cada um fizer um pouquinho conseguiremos, unidos, mudar a realidade do abandono e maus tratos de animais. Pedimos que a comunidade faça também a sua parte!
E-mail para enviar fotos de animais para doar: acaprabrusque@gmail.com
Ainda temos mais posts sobre o trabalho da Acapra... Por enquanto, fica o reforço do pedido de participação no trabalho permanente da Acapra. Você pode começar colaborando com o brechó que será realizado em julho. Saiba como!

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...