quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Hoje é dia de... 3 perguntas sobre adoçantes

Com tantas opções e tanta informação desencontrada, resolvemos fazer 3 perguntas + bônus para a nutricionista Ariane Bruna Serpa, que recheia, duas vezes por semana, o nosso Nutrir com receitas úteis e deliciosas.

É saudável trocar açúcar por adoçante?
O ideal é conciliar os dois produtos. Segundo alguns especialistas no assunto, o açúcar é necessário pois fornece energia rápida e é a única fonte de nutriente para nosso cérebro, mas seu consumo excessivo pode, além de aumentar o peso, ocasionar diabetes. Já o adoçante, muitos deles (nem todos) não contém calorias, mas contém aditivos químicos e alguns podem ocasionar algum efeito colateral. O consumo depende de cada caso. Em uma pessoal saudável, recomenda-se apenas a redução do açúcar total da dieta, e para os que possuem um quadro de doença, a substituição é interessante.

Quais os adoçantes mais indicados?
Quanto mais natural, melhor. Um bom exemplo é a Stevia. Desde 1995, a Stevia é considerada um aditivo seguro pelo Food and Drugs Administration (FDA), órgão que fiscaliza a produção e comercialização de alimentos e medicamentos nos EUA.


A Stevia é um adoçante natural extraído de uma planta chamada stevia rebaudia. O seu poder adoçante pode ser 300 vezes superior à sacarose e não contêm calorias. De todas as opções que existem no mercado, é a mais indicada para a saúde, já que não possui substâncias tóxicas, e ainda, alguns estudos apontam o seu poder em suprimir o crescimento bacteriano nos dentes, regula a pressão arterial, tem poder diurético e de regular os níveis de açúcar no sangue.
Existem diferentes marcas de Stevia no mercado, mas alguns produtos oferecem a Stevia associado a outros adoçantes (ex: ciclamato e sacarina, que ainda permanecem em investigação quanto ao risco de sua ingestão frequente) enquanto outros oferecem pura.Recentemente foi lançada a Stevia natural orgânica.

Algum adoçante pode ser prejudicial à saúde?

Sim, principalmente o aspartame, ciclamato de sódio e a sacarina. Pesquisas vêm sendo desenvolvidas a fim de apurar alguns riscos que o excesso de adoçante pode ocasionar. Desde dores de cabeça, alterações de humo, irritabilidade, náuseas, enxaqueca, até câncer de bexiga.

Bônus: você usa adoçante no seu dia a dia? Qual tipo?
Não utilizo. Como não sou consumidora de café, o uso não é necessário. Para sucos, utilizo uma quantidade mínina de açúcar, e muitas vezes até prefiro natural. Gosto dos sabores cítricos nas bebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...