quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Scrapbook

A psicóloga brusquense Jaqueline Boos de Farias é apaixonada por scrapbook. Essa paixão ajudou a povoar a Livraria Brusquense, que ela administra, com o mais lindo material usado na criação dos álbuns de scrapbook e com uma agenda consistente de cursos ligados à arte e técnica. Quer conhecer um pouco desse mundo? Vamos lá! 
Na primeira parte da conversa... vamos saber como tudo começou. 
O que é scrapbook? Onde surgiu?
Os primeiros registros encontrados de scrapbook são da Era Vitoriana (1837-1901). O nome scrapbook tem origem na palavra scrap (do inglês = recortar) e book (= livro) e remete aos primeiros trabalhos que eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro, caderno ou álbum. Nestes álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos que por elas eram vividos. Para dar mais vida a esses registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças.


Como ele foi evoluindo?
A diferença básica entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Atualmente, as fotos são o elemento principal de um álbum, ao contrário do que foi um dia, pois, somente quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram incorporadas aos álbuns. Ou seja, a invenção da fotografia mudou completamente o modo como as pessoas faziam seus álbuns de recortes.


E no Brasil?
Nos Estados Unidos, a arte do scrapbook chegou há mais de cem anos e, no Brasil, esse hobby começou a ganhar força a partir do ano 2.000, com o surgimento de diversas lojas, fabricantes de materiais nacionais e sites informativos sobre scrapbooking. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...