quinta-feira, 24 de novembro de 2011

3 perguntas: alimentação infantil

 Hoje, a receita da nutricionista Ariane Bruna Serpa foi substituída... por uma mini-entrevista com ela! O assunto das 3 perguntas mais bônus, desta vez, é alimentação saudável para crianças. Nada melhor do que conversar com uma especialista!

Como apresentar novos alimentos para crianças? Como superar a rejeição aos alimentos novos?
Naturalmente, o nosso organismo sempre dá preferência por alimentos com gostos adocicados e gordurosos. Por isso a inclusão de alimentos novos, principalmente verduras, pode causar certa resistência pela criança. Isto muitas vezes leva os pais a confrontar-se com dificuldades no momento à mesa e torna a alimentação um motivo de preocupação.

Sabe-se que os pais devem apresentar o mesmo alimento diversas vezes (cerca de 10 a 12 vezes) até a criança se acostumar com ele. Não adianta insistir muito na primeira vez. Pouco a pouco a criança vai experimentando. Outra dica muito importante é não forçar a criança a comer certo tipo de alimento (frutas e verduras principalmente) se os pais não consomem. As crianças tendem a se espelhar nos pais e consumir o que eles consomem.
Um prato bonito, colorido e com cheiro agradável induz a criança a querer experimentar. A consistência também conta. Temos opções de criar desenhos nos pratos que estimulem o gosto da criança e a faça experimentar. O correto é apresentar um alimento de cada vez, junto com outros alimentos que a criança já consuma.
Outra dica: convide seu filho a participar das preparações na cozinha. Mantenha-o em contato com os alimentos, nos mercados, em hortas, até na decoração e montagem de pratos na mesa.

É correto “esconder” legumes e verduras em receitas (em recheios ou batidos em molhos, etc)?
Se a criança não consome nenhum tipo de vitamina e fibras através dos alimentos oferecidos, vale a pena disponibilizar um pouco de tempo e picá-los para misturar no arroz ou feijão. Pode também amassá-los e misturar como purê ou molhos. Se a aceitabilidade é melhor, é só adaptar a receita. Mas lembrando: antes disso, deve-se tentar introduzir novos alimentos individualizados no prato da criança e ter paciência, pois a criança está conhecendo algo novo.

É aceitável colocar açúcar nas frutas, para aumentar a aceitação das crianças?
Não. Como a palatabilidade fica muito mais aceitável com a adição do açúcar, a criança acaba se acostumando com isso e depois fica muito difícil retirar do seu hábito alimentar. Além disso, a fruta já contém a frutose, que é o açúcar presente nela, tornando-as docinhas. Pode-se incluir outros condimentos como a canela que melhora o sabor das frutas.

Pergunta bônus: que alimento você não tolerava, quando era criança... e hoje aprecia?
Quando criança, muitos alimentos não eram bem tolerados por mim, inclusive sobremesas e doces. Hoje em dia, devido a técnica dietética que pode ser utilizada (tamanhos, cortes, inclusão de novos temperos, formas de preparo), alimentos como berinjela, abobrinha, rúcula, e até a banana que eram alimentos que eu não consumia de jeito nenhum, hoje fazem parte do meu dia a dia. O segredo é provar várias vezes e de formar diferentes (assadas, grelhadas, misturadas com frutas) até acertar o seu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...