sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ferradura


Continuando a pesquisar a origem dos símbolos de sorte que estão no adorável pingente triplo de ouro 18K e murano, da Kohler Joalheria e Ótica que estamos sorteando, vamos falar agora da ferradura, o único dos três que é produzido por mãos humanas.

O site da revista Mundo Estranho dá uma boa explicação sobre como um ítem tão ligado às atividades rotineiras se transformou em amuleto:

"Há registros de que esse objeto já era considerado um amuleto poderoso desde a Grécia antiga. Primeiro, porque era feito de ferro, elemento que os gregos acreditavam proteger contra todo mal. Além disso, seu formato lembrava a Lua Crescente, símbolo de fertilidade e prosperidade. Os romanos, herdeiros de boa parte das tradições gregas, adotaram também essa superstição e a passaram adiante. 
Os cristãos europeus, por sua vez, creditam sua origem a São Dunstan de Canterbury (924-988), monge e arcebispo inglês conhecido como grande estudioso da metalurgia, tendo aperfeiçoado as técnicas de fabricação de sinos - além de ser músico e pintor. Segundo a lenda, Dunstan teria colocado ferraduras no próprio demônio e somente as retirou depois de ouvir a promessa do capeta de que nunca mais se aproximaria do objeto."

A tradição de pregar a ferradura sobre o batente das portas se transforma em algo mais sutil, com o uso de pingentes representando o objeto, em correntes ou pulseiras. Até porque... nada melhor do que carregar nossos símbolos da sorte junto conosco, o tempo todo! 
Agora é só participar do sorteio. Sorte atrai sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...