Lembrete importantíssimo da Kohler Joalheria e Ótica: o fim do verão não diminui a importância de usar óculos de sol. Mesmo que a estação seja menos iluminada, os olhos precisam de proteção, mesmo em dias nublados. Os raios UV podem ser prejudiciais à saúde ocular, mesmo quando a sua incidência não nos causa incômodo perceptível.
Alguns dos problemas que os raios UV podem causar:
Fotoqueratite: Esse efeito ocorre pela intensa exposição à radiação ultravioleta, principalmente em ambientes altamente refletivos, como a neve ou a praia. Essa absorção da radiação UVB pode causar danos clinicamente visíveis, como vermelhidão dos olhos, sensação de corpo estranho, lacrimejo excessivo e maior sensibilidade à luz. Normalmente, o problema resolve-se em um ou dois dias, sem efeitos a longo prazo.
Pterígio: É um crescimento vascularizado na superfície, popularmente confundido como uma “gordura”, que invade a córnea, prejudicando a visão. É mais frequentemente observado em pessoas que trabalham no campo. Pode ser retirado cirurgicamente, mas é frequente que volte a crescer.
Catarata: Uma das principais causas da catarata é a exposição à radiação UV, especialmente à UVB. O efeito é cumulativo e, ao longo dos anos, causa a perda progressiva de transparência no cristalino, o que acaba afetando a visão. Por isso é muito importante a proteção contra os raios UV entre os jovens durante atividades ao ar livre. A catarata não se manifesta nessa fase da vida, mas o efeito dos raios UV acumula-se com o tempo
Fonte: Safilo Em Foco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...