quarta-feira, 13 de junho de 2012

Getúlio

Biografias são fascinantes, especialmente quando são profundamente enraizadas em pesquisa e escritas com princípios jornalísticos. É o caso de GETÚLIO - Dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930), primeiro volume da trilogia que começa a ser lançada agora, estendendo-se até 2014. O livro já está na lista de mais vendidos e é a sugestão de leitura de hoje da Livraria Brusquense.

Getúlio Dornelles Vargas (1882-1954) é a figura histórica sobre a qual mais se escreveu no Brasil. No entanto, na copiosa bibliografia dedicada a ele, não havia até agora uma biografia completa, de cunho jornalístico e objetivo, que procurasse reconstituir em minúcias a trajetória pessoal e política do personagem do modo mais isento possível.

A monumental trilogia Getúlio, de Lira Neto, vem suprir com sobras essa lacuna. Ao longo de dois anos e meio, o autor se debruçou sobre uma vastíssima gama de documentos - muitos deles inéditos ou pouco explorados - para ajudar a decifrar a “esfinge Getúlio” e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo. Sem desdenhar nenhum tipo de fonte ou arquivo, Lira Neto se serviu de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimentos etc.

O resultado desse árduo trabalho, acompanhado de um mergulho na bibliografia histórica sobre o período, é um relato envolvente, por vezes eletrizante, ao qual o talento narrativo do autor confere a vivacidade e o ritmo de um bom romance.

No vídeo abaixo, o autor fala sobre seu trabalho:


Quer ler um trecho do livro? Clique aqui.
A trilogia também tem um site exclusivo, que vale a visita.
O volume inicial, você encontra na Livraria Brusquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...