segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Melhor Idade


Hoje é o Dia Internacional da Terceira Idade e a Rede Clínica Consulmed traz para o blog o artigo escrito pela dermatologista Cristiane Vieira Dantas, publicado originalmente no jornal Saúde & Você.

Pele na Melhor Idade

Estamos em pleno século XXI. Vivemos uma época em que a população na chamada “terceira” ou “melhor” idade está plenamente atuante, inserida na sociedade em que vive. Ótimo: estamos vivendo mais. Precisamos viver bem. Com alguns cuidados simples, você pode contornar facilmente as alterações cutâneas próprias desta etapa da vida.

Hidratação: na terceira idade, existe uma diminuição da atividade sebácea que é fisiológica. A pele fica mais fina, tanto que pequenas batidas podem deixar manchas roxas bem chamativas. Assim, procure caprichar mais no hidratante, pois a pele ressecada frequentemente coça e incomoda. Cabem aqui duas dicas úteis para o banho. Procure não tomar banho muito quente para não acentuar o ressecamento. E, caso você tome mais que um banho ao dia, só num deles use sabonete. Excesso de sabão também resseca.


Cabelos: ficam menos volumosos. Além disso, a tintura usada para esconder os brancos provoca ressecamento. Vale usar shampoos e cremes adequados, mas uma queda de cabelos importante deve motivar uma consulta ao dermatologista, pois muitas vezes ela pode sinalizar problemas de saúde mais sérios. 

Unhas: ficam mais frágeis nesta fase da vida. Quem usar esmalte deve optar por removedores sem acetona, pois esta acentua o ressecamento. Porém, alterações das unhas também devem ser vistas pelo dermatologista. As micoses de unha são de fato mais freqüentes entre os idosos, mas o tratamento deve ser sempre selecionado caso a caso. Não é raro o paciente nos chegar após ter usado antimicóticos por muito tempo e ser descoberto com o médico que este tratamento estava errado. Nem toda alteração de unha é provocada por fungo.

Alterações solares: a pele clara é mais sensível aos danos provocados pela exposição solar excessiva e desprotegida. Mas mesmo as pessoas mais morenas devem usar proteção solar adequada, devido às falhas da camada atmosférica de ozônio. O dano solar pode provocar rugas e flacidez cutânea, além de alterações pré-cancerosas que merecem tratamento individualizado. Mesmo o câncer da pele pode ser facilmente curado se for diagnosticado a tempo. Por isso, atenção especial se você trabalha exposto ao sol: agricultura, construção civil, guardas de trânsito, salva-vidas, e demais profissionais que ficam bastante na rua. 

Termino este artigo com uma frase de Plácido Domingo, cantor e maestro espanhol: If I rest, I rust. Traduzindo: se eu parar, enferrujo. Mesmo aposentado, nunca deixe de ter atividades e ser útil. Alimente-se adequadamente, durma bem, exercite-se e tenha lazer de qualidade. Qualquer alteração em sua pele, conte com a ajuda do seu dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...