sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Etiqueta em e-mail

A Rede Clínica Consulmed reuniu dicas que melhoram a eficiência da comunicação online. Vale a pena conferir se você segue todas, especialmente na sua vida profissional!


Um texto pode construir ou denegrir a imagem de um profissional. Confira a seguir dicas para não passar vergonha ao escrever um e-mail no trabalho.

 Documento: Lembre-se de que e-mail é um documento, por isso, tudo que for redigido fica registrado e pode ser usado contra ou a favor de você mesmo. 

✔ Respeito: Coloque-se no lugar de quem receberá sua mensagem para verificar se a mensagem está clara, polida e assertiva. Não escreva palavras em letras maiúsculas. Essa formatação pode dar a impressão de que o locutor está "gritando". Se quiser destacar alguma ideia, use negrito, cor de destaque, sublinhado.

✔ Saudações: Redija sempre saudação inicial e final, com grau de formalidade adequado. "Prezado" e "atenciosamente" são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail. "Bom dia", "olá", "abraços" são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos e/ou conhecidos. 

✔ Objetivo: Deixe claro o objetivo da mensagem e procure escrever uma frase final para retomá-lo. Por exemplo, se solicitou uma ação ou informação, encerre o e-mail com a frase "aguardo seu retorno"; se informou algo, finalize com "qualquer dúvida, estou à disposição".

✔ Concisão: Seja conciso e procure escrever frases curtas. E-mails longos, com períodos extensos tornam a mensagem menos clara e atrativa ao leitor. Escreva em tópicos, se necessário, para garantir melhor organização das ideias e concisão. Dê espaço entre os parágrafos para facilitar a leitura. Mas evite palavras abreviadas - principalmente em e-mails formais. Passa-se a impressão de pressa e/ou falta de cuidado com o interlocutor.

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