quarta-feira, 6 de março de 2013

Como irritar seu médico

Comece a consulta reclamando da demora, mesmo que tenha sido atendido rapidamente. 

 Depois, diga ao médico que ele é o terceiro que você procura pelo mesmo motivo, e que você só quer uma opinião, pois não confia muito em médico. 

 Diga também aquela frase clássica: “Cada médico fala uma coisa!”. 

 Nunca responda diretamente às perguntas. Se ele perguntar se você teve febre, diga que teve tosse. 

 Quando o médico perguntar há quanto tempo você apresenta estes sintomas, responda evasivamente: “Já faz um tempinho...”. 

 Leve sempre três crianças com você (nem precisam ser seus filhos), especialmente aquelas que mexem em tudo, sobem nos móveis e ficam fazendo perguntas no meio da consulta. Combine previamente com uma delas para quebrar o termômetro do médico. 


 Diga a ele que já teve “triza preta”, más que não se preocupe porque você já tomou “garrafada”. 

 Relate episódios de “congestão”, “febre de estômago”, “zípra”, “pano branco” e que tinha “arca caída” na infância e “quebradura” na adolescência.. 

 Diga que está com “friagem” porque tocou com o pé no chão frio quando saiu da cama. 

 Diga que está com “cobreiro” mas já circulou a lesão com caneta bic para que ela não se espalhasse. 

 Diga que está com gripe e que precisa apenas de uma receita de Benzetacil para aplicar no hospital. 

 Assassine a língua portuguesa e torture o médico dizendo: “Doutor, não sei mais o que fazer para “abaixar a febre interna” do meu filho. Já “di” Novalgina, já “di” Tylenol, Já “di” “di” tudo, doutor! 

 Insista em afirmar que seu pé está inchado e compare-o com o outro mesmo que o médico não consiga notar diferença alguma. 

 Converse com o médico enquanto ele verifica sua pressão e demonstre estar contrariado por ele não responder nesse momento. 

 Peça receita de um medicamento controlado. Diga que não é para você, mas para uma vizinha muito amiga sua. Não esqueça de dizer que ela toma estes remédios há anos e que não fica sem ele, e que você quer retribuir um favor dela. 

 Quando o médico estiver se despedindo de você, já na sala de espera, diga bem alto, para que todos ouçam: “Vamos ver se agora o senhor acerta!”. 

 No retorno da consulta, inicie com: “Estou pior do que antes”. Aproveite para incluir, no relato, novas queixas. Diga que você passou por um farmacêutico muito antigo e muito conceituado no bairro em que sua tia mora, e que ele resolveu trocar todos os remédios. 

 Quando a consulta estiver terminando, com a receita já escrita, cite algum sintoma muito importante que mude todo o raciocínio sobre a doença. 

 Quando já tiver recebido receita, solicitação de exames, encaminhamento e atestado, diga que acabou de se separar, e que não quer mais nenhum papel com seu nome de casada. 

 Insista para que o médico tente descobrir a causa daquela cólica que você teve há seis meses e que desapareceu misteriosamente. Relate os sintomas com riqueza de detalhes. 

 Traga os exames solicitados por médicos de outras especialidades. Se ele for clínico geral, consiga um eletroencefalograma e insista para ele dar o laudo. 

 Diga ao médico que está com dor de garganta e, só depois dele examinar e dar o diagnóstico, dê uma risadinha discreta e revele que já extraiu as amígdalas. 

 Pergunte se ele faria o favor de ver a mamografia da sua outra vizinha. 

 Descubra onde seu médico dá plantão à noite e passe a procura-lo apenas lá, de madrugada. Dê preferência a hospitais que atendam pelo SUS, onde ele não ganha por atendimento. 

 No final da consulta, pergunte se ele não faria o favor de dar um “atestadozinho” de “pelo menos hoje” porque você tinha que resolver alguns probleminhas pessoais e não deu para trabalhar. 

Dr. Jonas K. Sebastiany / Rede Clínica Consulmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...