quinta-feira, 4 de abril de 2013

À moda de Bowie

Do foco de moda da Zendron Multimarcas.

O ano começou sob o signo de David Bowie: seu novo trabalho surpreendeu a todos, depois de quase 10 anos de silêncio. As gerações que foram diretamente afetadas pelas propostas musicais e visuais surpreendentes nos anos 70 e nos 80 terão agora como compartilhar esse impacto com os novos fãs do cantor inglês.

Ao mesmo tempo, a trajetória de Bowie está sendo revivida com toda a pompa, circunstância e tecnologia na fantástica exposição David Bowie Is, que está acontecendo em Londres, no Victoria & Albert Museum, até agosto. E que deve vir ao Brasil em janeiro de 2014, no MIS, em São Paulo. O significado de imperdível acabou de ficar mais sério.



Entre originais, fotos, filmes, instrumentos e vídeos, são os 60 figurinos escolhidos para a mostra que chamam mais a atenção, demonstrando a incrível influência do músico no universo fashion. Uma influência mais do que justa, já que ele sempre foi uma antena aguçada para capturar tendências relevantes, trazendo tudo a público e fazendo História.
O visual glam do começo dos anos 70, com o cabelo vermelho espetado e androginia milimetricamente calculada, com direito a toda a maquiagem e às plataformas altíssimas - e às roupas assinadas por Kansai Yamamoto - foi só a primeira encarnação do ícone, até hoje homenageada e recriada pelo mundo da moda - as capas da Vogue estreladas por Kate Moss que o confirmem!



Depois, veio a influência da música negra americana, a alfaiataria, os cabelos curtos loiríssimos do personagem polêmico Thin White Duck, mais uma vez abrindo espaço para a fluidez entre gêneros.


Não é à toa que sua companheira no segundo clipe do novo trabalho (The Stars (Are Out Tonight)), Tilda Swinton, seja sempre tão comparada com ele, ao ser fotografada nos tapetes vermelhos usando ternos. A aparição mais recente foi em sua visita justamente à exposição em Londres, que lhe rendeu elogios e o melhor look da semana no Fashion Police.



Quando praticamente toda a imprensa dava por encerrada a participação ativa de Bowie na história da Cultura Pop, ele volta para mostrar que ainda tem algumas cartas na manga... e, mais do que isto, que sua história é imprescindível no jogo de referências e retomadas que fascina fashionistas de todo o mundo - e de vários tempos!

Esta conversa fica melhor com trilha sonora! Aperte o play e veja/ouça... Fashion!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...