quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ciclista consciente


Andar de bicicleta é bom. Bom para a saúde, bom para o ambiente, bom para o trânsito. A Rede Clínica Consulmed traz algumas dicas para aproveitar, com segurança, as vantagens de usar os pedais!

Pesquise! Com tantos modelos, cada um voltado para um tipo de usuário, vale a pena pensar um pouco antes de comprar sua bicicleta. Quer ajuda? Faça este teste.

 Cuide bem da sua bicicleta. Aprenda a verificar se os pneus, freios e corrente, principalmente, estão em boas condições. Pergunte e use os serviços de mecânicos especializados. Pense na bicicleta como o que ela é: uma máquina que precisa de manutenção para funcionar bem e não causar problemas.

 Use os acessórios de segurança. Capacete é essencial e obrigatório, tanto para proteção quanto para aumentar sua visibilidade. Prefira os que têm ajustes múltiplos, para que fique bem preso à cabeça. Use óculos de lentes transparentes para proteger os olhos, dia e noite. Também use luvas, que evitam lesões na pele e auxiliam a manter as mãos firmes.

 Ouça a rua! Evite fones de ouvido ou, pelo menos, use-os com volume moderado.

 Apareça! Use adesivos refletivos e, para pedalar à noite, escolha cores claras e que também reflitam a luz. Tenha e use os faróis, branco na frente e vermelho atrás.

 Fique na mão! Ande no mesmo sentido dos carros, nunca em sentido contrário. Os motoristas terão mais facilidade em dar atenção a você. E, em caso de acidente, o impacto será menor.

 Seja defensivo! Treine-se para prestar atenção no que os motoristas estão prestes a fazer. Direção do olhar, redução de velocidade, movimentos imediatamente anteriores a abrir portas... Preste atenção também às rodas dianteiras dos carros.

 Distância! Fique a cerca de um metro do meio-fio. E lembre-se de sinalizar com o braço quando for virar uma rua. Fique visível!

 Mantenha o diálogo. Não alimente a "guerra no trânsito". Seja prudente e mantenha o respeito, mesmo quando os motoristas esquecem de respeitar os ciclistas.

 Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...