quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hoje é dia de... 3 perguntas sobre alimentação no inverno

A nutricionista Ariane Bruna Serpa volta a responder 3 perguntas + bônus, desta vez sobre o eterno conflito entre os dias frios do ano - que nos inspira a escolher alimentos mais calóricos - e a necessidade de manter uma alimentação saudável também no inverno. Vamos aprender a comer melhor nesta época?foto: stock.xchng
No inverno, como evitar a vontade de devorar alimentos mais gordurosos?
No inverno, o friozinho acaba estimulando a ingestão de alimentos mais calóricos para formar energia para aquecer o corpo. Então segue a sugestão:
realizar as 6 refeições durante o dia, incluindo frutas, legumes cozidos e crus, alimentos integrais e consumir também alimentos quentes com baixo valor calórico como sopas, chás, caldos de legumes, de feijão... etc.

Quais alimentos são mais apropriad
os para a estação? Quais “aquecem” saudavelmente?
Podemos consumir os mesmos alimentos que consumimos no verão, porém com outra forma de preparo. Por exemplo: as frutas podem ser consumidas cozidas e quentes, mas sem adição de açúcar. As sopas com uma variação de legumes, verduras, são uma boa opção para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome. O chocolate quente com leite desnatado e chocolate meio amargo ou light também ajudam no controle do peso. Os caldos sem adição de creme de leite, queijos amarelos, linguiça e outras gorduras são sempre bem-vindos.


Quais os “pecados” mais engordativos que cometemos no frio?

Bom, costumamos no inverno comer chocolates quentes, fondues doces e salgados, feijoadas, bolos, molhos a base de cremes, bebida alcoólica, massas com queijos, que tem um alto valor calórico. Além disso, com a redução das temperaturas, as pessoas acabam se acomodando em casa e não realizam atividade física que vinham seguindo até então. Com isso, o valor calórico total aumenta e o gasto de energia diminui, tendo um saldo positivo no ganho de peso.

Bônus: de quais alimentos você não abre mão, nos dias mais frios do
ano?
Com certeza uma sopinha à noite é sempre bem-vinda. Pode ser feita com carne, frango, soja, uma diversidade de legumes ou também cremes lights de milho, ervilha, brócolis, caldo de legumes, caldo de feijão. Com isso, você ingere alimentos altamente nutritivos, com poucas calorias e ainda aquece seu corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...