quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hoje é dia de... 3 perguntas sobre medicamentos manipulados

As 3 perguntas e o bônus de hoje foram respondidos pelo farmacêutico Wanderlei Willrich, da Dermavita Farmácia Magistral e cosméticos Flora Botanika. Ele já escreveu vários artigos sobre medicamentos manipulados para o jornal Saúde & Você, então aproveitamos a oportunidade para resumir aqui as dúvidas mais comuns - e as questões mais interessantes - sobre as vantagens e características dos remédios personalizados. Vamos a elas!

Em termos de dosagem, por que os medicamentos manipulados são mais precisos do que os industrializados?
Hoje, ao contrário do que muitos pensam, o medicamento manipulado é muito mais preciso do que o industrializado porque é preparado em pequena quantidade em uma balança de precisão e pesado cápsula por cápsula para avaliar o peso médio, enquanto o industrializado é produzido em grande quantidade, proporcionando uma maior variação de teor de princípio ativo. Se você faz 10 cápsulas de um determinado medicamento com 1g por cápsula, você vai pesar exatamente 10,0g para as 10 cápsulas. Hoje temos balanças com capacidade de pesar 0,0001g. Enquanto na indústria esta variação pode ser até 7,5% ou 10% dependendo do produto.

Medicamentos manipulados têm data de validade menor?
Sim, mas o motivo é que o paciente vai abrir o frasco e começar a utilizar imediatamente e não existe estudo de validade para frascos abertos. Antigamente se utilizava a expressão “Produto extemporâneo” que seria válido apenas para a duração do tratamento.

Manipulados exigem cuidados especiais?

Os cuidados são os mesmos dos medicamentos industrializados, principalmente deixar longe do alcance de crianças e guardar em lugares secos. Evitar guardar no banheiro.

Bônus: por que meio comprimido não é igual a metade da dose do medicamento contido nele?
Existem estudos científicos que mostram que a divisão dos comprimidos não proporciona as mesmas dosagens. Ex.: Se você quebrar um comprimido de 500mg ao meio uma metade pode conter 200mg e a outra 300mg. Caso a dosagem desejada não seja encontrada, o correto é ser preparado por uma farmácia de manipulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...