terça-feira, 25 de junho de 2013

Doação de Medula

Reproduzindo nota do jornal Município Dia-a-Dia.

A Secretaria de Saúde de São João Batista, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), realiza hoje a Campanha de Cadastro de Doadores de Medula Óssea. A coleta de sangue acontece na Unidade de Saúde do Posto Central, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. 
Pessoas com problemas cardíacos, renal, pulmonar, diabete tratada com insulina, doenças hematológicas e câncer (exceto carcinoma de pele basocelular ou carcinoma de olo de útero in situ), assim como soropositivos para HIV e HCV não são indicados para o cadastramento.


Saiba mais:

Para se cadastrar é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. O candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

Você precisa levar RG e CPF e dar seus dados básicos, endereço, telefone, peso e altura, nome e endereço de duas pessoas conhecidas (leve a cola, se não tiver no seu celular!). Para fazer o cadastro, são retirados 5 ml de sangue do braço, como em um exame de sangue comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...